Uma Robô para treinar dentistas


Hanako 2 é realista em aparência e ao simular situações reais de consultas.

Se você não confia em seu dentista, fique tranquilo: no futuro, ele pode ter a chance de treinar com robôs antes de utilizar a temida broca em operações como extrações ou remoção de cáries. No Japão, pelo menos, isso já é realidade com o Hanako 2, um androide bastante realista desenvolvido pela Universidade de Showa.

O grande destaque da criação não é só a aparência, extremamente similar à de uma paciente com a boca aberta, mas as ações que trazem todo o clima dos consultórios para os treinamentos de universitários e dentistas recém-formados.



A mulher artificial é capaz de piscar, mover a língua, tossir e até engasgar-se, tudo para testar a capacidade dos profissionais de lidar com tais situações com pacientes de verdade. Além disso, há um sistema de reconhecimento de voz para permitir uma comunicação básica entre o Hanako 2 e o dentista.

O Hanako 2 foi produzido a partir de uma cabeça motorizada com uma estrutura dentária artificial. O revestimento é feito em uma só peça de silicone e busca uma composição que lembra o do corpo humano. Para isso, foi feita uma parceria com a Orient Industry, empresa responsável por produzir bonecas eróticas.

Segundo os desenvolvedores, praticar em uma máquina de formato humanoide é um benefício aos estudantes, acostumados a utilizar estruturas isoladas ou robôs sem nenhum movimento. Ainda não há informações sobre seu uso fora da Universidade de Showa.

Fonte: Tecmundo / YouTube


Comentários