AEROGEL - Transparente, resistente ao calor, forte como aço e leve como o ar!

Apesar da sua densidade extremamente baixa, o aerogel é um dos materiais mais poderosos do planeta. Ele pode suportar milhares de vezes seu próprio peso, bloquear o calor intenso, o frio e o som – mas é 1000 vezes menos denso que o vidro, quase tão transparente e é composto de 99,8% de ar. O aerogel de baixa densidade à base de sílica são ainda mais leve que o ar.

Apesar de sua fragilidade, em certos aspectos e sua incrível falta de densidade, o aerogel tem incríveis propriedades de isolamento térmico, acustico e elétricos, como ilustrado pelas imagens aqui. Um bloco de £ 1 única também pode apoiar meia tonelada de peso. A NASA continua a encontrar novas aplicações espaciais para este material incrível.

O aerogel de uma polegada de espessura tem a capacidade efetiva de um sistema isolante de dez polegadas de espessura de vidro. Enquanto ainda é caro e tem outras limitações, este material – originalmente desenvolvido há quase um século, mas ainda em fase de experimentação – poderia revelar-se um dos materiais mais influentes do século 21.

Para além das suas capacidades , o aerogel também tem incríveis habilidades de absorção. Alguns especulam que poderia ser a futura solução para vazamentos de óleo. Ele também está sendo testado como uma droga de liberação lenta ,em potenciais pacientes humanos.



Via: besteirasdainternet

Comentários