sábado, 5 de fevereiro de 2011

Números IP acabando!!? Adeus IPv4, Bem-vindo IPv6!!


Este mês será um marco na história da Internet mundial. Este é o Mês que esgota-se os números IP´s disponíveis. Devido ao grande crescimento e popularização de aparelhos conectados a web os números de endereços de Internet estão se esgotando.
O modelo de endereçamento IP que utilizamos hoje na Web é chamado de IPv4, e este padrão consiste de uma sequência de quatro octetos representados em forma decimal. Por exemplo, 10.0.0.70, ou 192.168.120.9, cada "ponto" separa um octeto do outro, e essa sequência de números é responsável pelo endereço de qualquer máquina na Web. Ou seja, sempre que você digita o endereço de um site por exemplo "www.google.com" no seu
navegador esse endereço é convertido no número IP correspondente ao servidor que está alojando aquela página, e assim então o servidor é encontrado e a página é exibida. E como falei mais acima este padrão
IPv4 utiliza a base numérica decimal, ou seja, números que variam de 0 a 9, então eliminando alguns endereços IP´s que são reservados para serviços e aplicações, restam disponíveis para distribuição uma quantidade de números IP´s na Ordem de 4 bilhões de endereços.
Mas não existe motivo para pânico, pelo menos não para nós usuários. Já há algum tempo foi observada a possibilidade da quantidade de números IP´s acabar, e para evitar isto foi desenvolvido o novo sistema para distribuição de números IP´s que foi chamado de IPv6.
O IPv6 irá utilizar um sistema de 8 octetos, o que por si só já daria uma enorme margem de endereços disponíveis, porém para incrementar ainda mais, ao invés de utilizarmos a base numérica decimal o IPv6 irá utilizar a base numérica hexadecimal, ou seja, uma base com 16 números, os 10 números tradicionais, 0 a 9, mais os caracteres "a","b","c","d","e" e "f", que representam os números 10,11,12,13,14 e 15 respectivamente, ou seja endereços de Internet que agora têm um formato assim 192.168.0.70 terão um formato assim, FEDC:2D9D:DC28:7654:3210:FC57:D4C8:1FFF, e enquanto que o IPv4 permitia uma quantidade de números Ip´s na ordem dos 4 bilhões, a quantidade de números IP´s para o padrão IPv6 é esta 340.282.366.920.938.463.463.374.607.431.768.211.456, ou seja uma quantidade infinitamente superior, cerca de 79 trilhões de trilhões de vezes o espaço disponível no IPv4, esse número equivale a aproximadamente 5,6 x 1028 endereços IP por SER HUMANO. Bom, primeiro problema resolvido, números Ip´s até mais que o suficiente. O segundo problema será um pouco mais delicado, porém especialistas já possuem uma estratégia de como realizá-lo, o problema é justamente fazer a transição de todas as máquinas do IPv4 para o IPv6. Na verdade a transição já começou, algumas redes corporativas já estão no processo de mudança, foi criado até o dia do IPv6 que será no dia 8 de Junho, data em que as empresas Google, Facebook, Yahoo, Akamai e Limelight Networks serão algumas das principais organizações a oferecer seus conteúdos através do protocolo IPv6 para um "test drive" de 24 horas. O objetivo do "Test Drive Day" é motivar as organizações de todos os setores - Provedores de Serviços Internet, fabricantes de hardware, desenvolvedores de Sistemas Operacionais e empresas de web - a preparar seus serviços para o IPv6 e assegurar uma transição bem sucedida quando os endereços IPv4 acabarem. Portanto dia 8 de Junho fique de olho, se algum de seus sites preferidos estiver indisponível você já sabe qual o motivo.
Então quer dizer que já que as grandes empresas na web estarão fazendo a transição nós usuários devemos ficar despreocupados? Na verdade não. Se você possui uma rede em sua casa, como por exemplo roteadores wi-fi, hub e switches é bom estar preparado para fazer uma atualização de firmware pois possivelmente eles não conseguirão se comunicar através do padrão IPv6. Mas não se preocupem em fazer isto agora, a medida que o padrão IPv6 for substituindo o IPv4 os próprios fabricantes dos produtos irão disponibilizar informações sobre que procedimentos tomar em relação ao seu equipamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião

FACEBOOK