A Rede Social - Filme sobre a origem do Facebook


Se A Rede Social contasse a história da criação de uma imobiliária ou de uma fábrica de carros, e não do Facebook, não teria a menor graça. Apesar de não ser um filme especificamente direcionado ao público geek, e ter interessantes elementos dramáticos sobre escolhas, prioridades, relacionamentos e, principalmente, ambição, não acredito que quem não esteja familiarizado com redes sociais e web 2.0 entre na história. O roteiro é dinâmico e alterna a linha do tempo entre a criação da rede mais famosa do mundo e os acordos extrajudiciais que Mark Zuckerberg teve que enfrentar, à medida em que oFacebook crescia. "Você não consegue 500 milhões de amigos sem fazer alguns inimigos". Dizem que um gênio reconhece outro gênio. Consequentemente, um gênio reconhece quem não é um gênio - ou seja, a maioria dos meros mortais, que não terão seu nome gravado na história (ou apenas terão papéis coadjuvantes). A arrogância e a prepotência são duas das características mais marcantes de Mark (o ótimo e cada vez mais maduro Jesse Einsenberg, de O Solteirão eZumbilândia, ambos de 2009). O nerd de Harvard leva um pé na bunda de sua namorada (não por ser um nerd, e sim por ser um babaca, segundo ela) e resolve afogar as mágoas em seu quarto na faculdade, junto com garrafas de cerveja e, claro, blogando e programando.


Despejando seu veneno contra sua recente ex-namorada, Mark tem a ideia de hackear fotos de todas as mulheres da universidade e criar um site interativo. O sucesso foi tanto naquela fria madrugada de 2003, que o gênio da programação se tornou uma espécie de celebridade nerd. Além disso, ele também foi suspenso de frequentar aulas por um semestre inteiro. A ideia de criar uma rede socialevolui e, com a ajuda de seu melhor amigo - Eduardo Saverin (Andrew Garfield) -, faz o que parecia ser uma brincadeira de estudantes se tornar, em apenas seis anos, a rede social mais famosa do mundo, que hoje conta com mais de 500 milhões de usuários em 207 países e tornou Mark o mais jovem bilionário da história. A direção de David Fincher - do genial e filosófico Clube da Luta (1999) - é ótima e a forma como encara o conflito entre negócios, amizade, obsessão e luta de egos é muito bem estruturada. Um detalhe interessante é a participação de Justin Timberlake, como o criador do Napster (aquele programa dedownloads de música que abalou as estruturas do mercado fonográfico, lembra?), que exerce uma influência e fascínio incomuns sobre Mark. A cena final de A Rede Social é muito boa e me fez lembrar do excelente episódio Facebook, do South Park (vale a pena uma conferida - logo abaixo do trailer do filme). Estreia: 12 de dezembro.

A Rede Social (The Social Network) - 121 min EUA - 2010
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin - Baseado no livro de Ben Mezrich
Com: Jesse Einsenberg, Rooney Mara, Bryan Barter, Dustin Fitzsimons, Joseph Mazzello, Patrick Mapel, Andrew Garfield, Justin Timberlake

Fonte: linkirado

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