domingo, 18 de abril de 2010

Imagem de satélite mostra esteira de fumaça de vulcão na Islândia

Clique na imagem para ampliar

A forte atividade do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, provocou uma densa coluna de cinzas com mais de seis quilômetros de altura nas últimas 24 horas. Esta é a segunda vez, em menos de um mês, que o vulcão entra em erupção.

Especialistas afirmam que a atividade do vulcão está mais intensa gerando explosões, mas não há sinais de derramamento de lava. Cerca de 700 pessoas já foram retiradas de suas casas e estão em abrigos montados pela Cruz Vermelha.

Todo o tráfego aéreo na parte norte da Europa está prejudicado. O Serviço de Controle do Tráfego Aéreo Nacional (NATS) decidiu restringir os voos comerciais por cautela, já que as partículas de cinzas podem ser aspiradas pelos aviões e oferecer grande risco. Foram registrados cancelamentos em diversos voos em aeroportos da Grã Bretanha, Dinamarca, Noruega e Suécia.


Foto: Imagem de resolução moderada captada pelo satélite de sensoriamento remoto Terra, da Nasa, mostra a grande esteira de fumaça que parte da região sul da Islândia em direção ao continente europeu. Crédito: Nasa/Modis/Apolo11.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião

FACEBOOK