O Facebook está deixando as pessoas infelizes?

A ABC News divulgou neste domingo (30) uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford que mostra que algumas pessoas comparam sua felicidade com a de outros amigos pelo Facebook.

A pesquisa chegou à conclusão de que muitas pessoas, ao verem fotos postadas na rede social, podem pensar que suas vidas não são tão boas quanto a de seus amigos. Na matéria veiculada pela emissora americana, alguns estudantes confessaram sentir inveja das fotos publicadas por seus colegas, especialmente quando se trata de viagens de férias.

O estudo questionou diversos estudantes, usuários do Facebook, com a seguinte pergunta: Quão feliz você acha que seu amigo é? Em cima disso, os pesquisadores também perguntaram quantas experiências negativas e positivas os usuários achavam que seus amigos tiveram, baseados nos dados postados na rede social. A conclusão é que quanto mais as pessoas superestimavam a vida de seus colegas, eles se sentiam mais infelizes com suas próprias vidas.

A psiquiatra convidada pela ABC News para comentar a pesquisa acredita que não é o Facebook que está provocando isso, ele é apenas um meio para que as pessoas acreditem que a vida dos outros é sempre mais feliz . “Nós passamos mais tempo nas mídias sociais e a realidade é que nós só vemos a parte feliz, mas não tem como sabermos o que realmente está aocntecendo em suas vidas”, disse a Dr. Janet Taylor.

De acordo com a psiquiatra, as pessoas não são vistas quando estão sozinhas ou passando por experiências negativas, por isso não é saudável imaginar que elas são mais felizes. “Não podemos nos comparar com outras pessoas, devemos olhar para os fatos de nossa própria vida”, recomendou. Segundo ela, ao entender a realidade da própria vida, é fácil compreender que se acontecem eventos negativos com você, deve acontecer com os outros também.

Comentários