sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Conta no Twitter associada aos Anonymous divulga novo endereço do Megaupload


O site Megaupload, que o Departamento de Justiça dos EUA acusa de ter gerado mais de 175 milhões de dólares (135 milhões de euros) de forma criminosa, foi encerrado pelo FBI na quarta-feira. Nas últimas horas têm sido divulgados vários endereços que supostamente voltaram a alojar o serviço de partilha de ficheiros, mas não é possível assegurar a fidedignidade de nenhum deles.


O endereço de IP http://109.236.83.66 está a ser espalhado através das redes sociais como a nova morada do Megaupload. O site funciona de forma intermitente, com o acesso a falhar por diversas vezes, e sem as funcionalidades que o caracterizam: limita-se a estar online.

Os responsáveis por este suposto regresso do Megaupload à Web publicaram em todas as páginas desta morada alternativa um aviso em que alertam os seus utilizadores para sites fraudulentos, que podem estar a aproveitar a confusão gerada na Internet para obter dados pessoais dos cibernautas.

“Não temos qualquer nome de domínio [que, até quarta-feira, era megaupload.com] por agora. Apenas este endereço de IP (http://109.236.83.66). Cuidado com os sites de phishing! Este é o novo site do Megaupload! Estamos a trabalhar para voltar a trabalhar em pleno”, lê-se na mensagem.

A breve nota acaba com um apelo à partilha do novo site: “Marquem este site como favorito e partilhem o novo endereço no Facebook e no Twitter”. Nas ferramentas de partilha disponibilizadas no site, pode ver-se que o endereço foi enviado para o Facebook mais de 45 mil vezes e mais de mil para o Twitter. Mas o número de partilhas é maior, visto que os utilizadores que copiam, colam e partilham o endereço nas suas páginas não entram nestas contas, mas apenas os que usam aquelas ferramentas.

Não é possível assegurar que o site agora online seja ou não fraudulento, se a página está directa ou indirectamente ligada aos responsáveis do Megaupload. Todavia, o endereço de IP foi publicitado numa conta do Twitter associada aos Anonymous.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião

FACEBOOK